NotíciasBolsa Família

Vai visitar! MDS e agentes do CRAS vão bater de porta em porta e entrevistar inscritos no Bolsa Família

Agentes do CRAS estão visitando beneficiários do Bolsa Família para atualizar dados. Veja quem será entrevistado e como essas visitas impactam seu benefício.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou que agentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão realizando visitas às casas dos inscritos no Bolsa Família.

Desde janeiro, essas visitas fazem parte de um processo chamado Busca Ativa, que tem como objetivo atender aqueles que têm dificuldade de ir até um ponto de atendimento do CRAS.

Além disso, essas visitas têm o intuito de atualizar os dados do Cadastro Único e garantir que as famílias recebam os benefícios adequados. Vale ressaltar que as visitas não têm como objetivo cancelar o benefício, uma preocupação que muitos beneficiários tinham inicialmente.

Agente CRAS visita Bolsa Família.
Beneficiários do Bolsa Família estão sendo visitados pelo CRAS. Saiba quem pode receber a visita e o que será solicitado durante a entrevista. (Foto: Jeane de Oliveira / procredito360.com.br).

Quem está recebendo visitas do CRAS?

Em primeiro lugar, é importante saber que nem todos os inscritos no Bolsa Família receberão a visita dos agentes. A Busca Ativa está focada em 20% dos cadastros de cada município. Portanto, os principais alvos são:

  • Famílias com dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Famílias que atendem aos critérios para o Bolsa Família, mas ainda não estão inscritas no Cadastro Único.

Assim, os assistentes sociais estão priorizando aqueles que mais precisam de suporte para atualizar seus cadastros ou se inscreverem no sistema.

Veja também:

O que os agentes do CRAS fazem durante a visita?

Além disso, o MDS esclareceu que a visita tem como foco melhorar as informações no Cadastro Único, e não cortar o benefício.

Durante a visita, os agentes fazem uma entrevista socioeconômica com perguntas voltadas à realidade da família. Algumas dessas perguntas são:

  • Quem faz parte da família (mãe, pai, padrasto, madrasta, filhos)?
  • Onde a família está morando?
  • Qual é a renda familiar e de onde vem essa renda?
  • Quais são os gastos mensais?
  • As crianças e jovens estão frequentando a escola?
  • As gestantes estão realizando o pré-natal?
  • A pessoa com deficiência recebedora do BPC passou por perícia médica recentemente?

O que acontece se a família não receber o agente do CRAS?

Entretanto, os beneficiários não são obrigados a permitir a entrada dos agentes do CRAS em suas casas. Não há necessidade de servir café ou oferecer almoço.

No entanto, se a família se recusar a fornecer as informações solicitadas na entrevista socioeconômica, corre o risco de perder o benefício devido à falta de atualização dos dados.

Portanto, é fundamental que os beneficiários do Bolsa Família respondam às perguntas dos agentes para garantir que seu cadastro esteja em dia e evitar qualquer bloqueio no pagamento.

Quem mais está sendo alvo das visitas?

Além das famílias que já estão inscritas no Bolsa Família, a Busca Ativa também visa aquelas que ainda não estão no Cadastro Único, mas que atendem aos critérios para receber o benefício.

Nesses casos, as visitas são uma forma de facilitar o acesso ao programa, especialmente para famílias que moram em áreas rurais ou distantes dos centros de atendimento.

Em muitas regiões, moradores de zonas rurais têm dificuldade em comparecer pessoalmente às unidades do CRAS. Por isso, os agentes do CRAS estão indo até essas famílias, levando os serviços diretamente às suas casas.

Como o processo de visitação é organizado?

Além disso, cada município tem autonomia para organizar suas equipes de Busca Ativa, que devem visitar pelo menos 20% das famílias inscritas.

Esse percentual é definido pelo MDS para garantir que as áreas mais carentes sejam atendidas prioritariamente. A ideia é que, aos poucos, todas as famílias que necessitam de atualização no Cadastro Único sejam visitadas.

O que esperar após a visita?

Após a visita, os dados coletados serão analisados pelo sistema do Cadastro Único, garantindo que as informações sejam utilizadas para ajustar ou liberar benefícios.

Se houver necessidade de mais informações, o beneficiário poderá ser convocado a comparecer ao CRAS para completar o processo de atualização.

Por fim, é importante destacar que manter o Cadastro Único atualizado é essencial para que as famílias continuem recebendo os benefícios do Bolsa Família e outros programas sociais.

A atualização garante que o governo tenha uma visão clara da situação socioeconômica das famílias, permitindo a distribuição correta dos recursos.

Veja também: Aprenda a Limpar seu nome pelo Serasa e diga adeus às dívidas!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo